quarta-feira, 3 de abril de 2013

A FÉ QUE PROFESSO

Eis aí uma bela profissão de Fé...profunda, sincera e cheia de esperança!
Jovens somos todos nós, basta ter FÉ!
 A FÉ QUE PROFESSO
Pe. Wandinho - Arquidiocese de Mariana - MG

Creio em Deus Pai, Criador do céu e da terra!
Mas também creio no poder criador juvenil, extensão das mãos divinas, que continua a plasmar o céu e a terra com cores, sons, cheiros e sabores. Creio nessa gente que quando diz “Faça-se”, realmente a coisa é feita. E vê que aquilo que é criado é bom. E o que não é bom é “muito bom”!

Creio em Jesus Cristo, Filho único do Pai, concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, morto e sepultado, acima de tudo, Ressuscitado!
Mas também creio no jovem que nasce de tantas mulheres lutadoras, sofredoras, generosas e amorosas. Creio nos jovens nascidos nas Beléms da vida, sem chão, sem teto, sem acolhida. Creio nos jovens que pobremente vivem e alegremente resistem, com dor e amor, à mão pesada dos Herodes atuais, prontos a exterminar qualquer um que ouse rir e dançar livremente. Creio que há jovens condenados e mortos injustamente, tirados prematuramente de uma vida que deveria a pena valer ser vivida. Professo também minha fé na páscoa juvenil, vivida por tantos e tantas. Creio que o sangue derramado dos mártires juvenis fertiliza a terra e faz brotar a esperança. E sei que aqueles e aquelas que resistem à grande Tribulação, serão marcados para sempre com o selo da Paz do Cordeiro!

Creio no Espírito Santo!
Se não acreditasse Nele não lutaria, não tentaria mudar o mundo, não poderia sequer acreditar em algo. Sei que esse espírito faz com que aquilo que parece velho se torne novo, que o que é meramente humano seja também divino. Sem esse Espírito nada permaneceria vivo! E como não acreditar no Pentecostes Juvenil? Festival de culturas, modos de viver e de ser! Creio nas juventudes inspiradas, que atualizam a força renovadora e transformadora do Espírito Santo na Igreja e no mundo. Creio que os jovens são “fogo que arde sem se ver”. Que seus questionamentos, provocações, críticas e manifestações são sinais dos tempos. E creio também que a ação juvenil renova a face do mundo e da igreja!

Creio na Santa Igreja Católica!
E creio também nos santos grupos de jovens. Sim, santos porque são lugares de vida e felicidade. E para mim, ser santo é ser feliz. E como ninguém será feliz sozinho, é no grupo, comunitariamente, que o jovem encontrará sua felicidade. Creio nas pequenas comunidades, eclesiais, de base, convocadas a serem sinal e fermento do Reino que há de vir, e que misteriosamente, já está entre nós. E creio, catolicamente, que esse Reino pode estar em todo e qualquer lugar, nas diversas culturas, povos e nações. Professo ainda que creio mais em gente e igreja que se faz povo do que massa. E sei, pela fé, que as juventudes do mundo buscam um novo jeito de ser igreja na mesa da eucaristia e da irmandade.

Creio na comunhão dos Santos
Sim, creio nessa comunhão dos Santos. E que essa comunhão é possível quando se ama. E esse amor é mais forte do que a morte. E a morte não pode separar quem ama e é amado. Assim, quem vive na glória de Deus é ânimo e força para quem está na luta. Por isso creio também na força do amor que une os jovens, que os fazem cuidar uns dos outros, solidariamente. E que, independentemente de onde estejam, comungam dos mesmos sonhos, sofrem das mesmas dores. É por isso que acredito que jovens entendem jovens e podem evangelizar uns aos outros. E que os jovens que vivem do lado de lá, ajudam aqueles que vivem do lado de cá!

Acredito na remissão dos pecados
Não tenho dúvidas de que o Cordeiro de Deus tira o pecado do mundo. Creio também que Deus não é um ser que condena, perversamente, o ser humano a viver com pesos e fardos nos ombros ao longo da vida. Sei que Deus permite a todas as pessoas recomeçar, sempre que tiverem o desejo. Ele faz novas todas as coisas! Mas eu creio firmemente, que os jovens, mesmo que não saibam, são portadores do perdão. Que eles são artífices da paz e da reconciliação. E que podem protagonizar um mundo novo, diferente, sem oprimidos e opressores, um mundo de irmãos e irmãs.

Na ressurreição da carne
Sim, na ressurreição da carne eu creio! Ou seja, aquilo que é frágil, fraco, sem poder, sem força, pobre Deus pode fazer maravilhas. Creio sim na ressurreição dos pequenos, excluídos, mal amados, rejeitados ou esquecidos. Creio que Deus em seu amor, não há de deixar ninguém para trás, sem participar da festa que no céu nunca se acaba. Creio também na ressurreição dos jovens esmagados, fragilizados. Sei que na força de Deus esses jovens que parecem mortos, como Lázaro, voltam a viver e se tornam testemunhas dos Ressuscitado. Creio que muitos jovens e seus grupos, mortos prematuramente, renascem por aí, como sementes boas que germinam para dar frutos e flores no jardim do mundo.

E, finalmente, creio com todo meu ser, na Vida Eterna!
Creio na vida eterna não como aquela vida que começa depois da morte biológica. Creio na vida eterna que começa quando encontro, no meio desse mundo e das pessoas, Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. Claro que essa vida só se torna plena no encontro completo com Ele. Creio que um dia serei abraço por Ele e poderei dizer quanto o amo e quanto por Ele me sinto amado. Eu creio também que essa vida eterna vai sendo construída por aqui, e que os jovens quando sonham com a Civilização do Amor, também sonham com essa vida onde “ninguém mais vai chorar, ninguém mais vai sofrer, ninguém mais vai ficar triste”. Creio que quando fixamos nossos olhos em olhos juvenis, contemplamos lampejos de eternidade que um dia não passará, pois será Hoje para sempre! Creio finalmente, que podem nos tirar tudo, menos a fé e a esperança! 
Amém, axé, awere, aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário