segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gente Humilde

Gente Humilde
Composição: Garoto / Chico Buarque / Vinícius de Moraes
Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Feito um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a como
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar
São casas "tristes".
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar
Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar

Renato Russo: http://www.youtube.com/watch?v=Z01sKLo2Q6I



Ouvi essa música na voz do poeta Renato Russo, sei que não é dele a letra, mas ficou tão boa a interpretação que tocou esse meu peito de fé inconstante e por vezes desanimado por pensar tanto em si...

Lembrei-me de uns bairros de periferia aqui na minha cidade: Nova Viçosa e nossas idas e vindas de ônibus (de vez em quando); lembrei-me também do Carlos Dias (Rebenta Rabicho); Cajuri; Duas Barras (já trabalhei lá) etc... aí me deu uma inveja dessa gente que vai em frente, sem nem ter com quem contar.

Me deu também um despeito por sentir que não tenho muito como lutar/ajudar, tanta coisa acontecendo errada debaixo do meu nariz , tanta gente perdendo sua dignidade por causa das drogas, da criminalidade, exploração sexual; miséria; depressão... e eu muito bem, vindo de trem.

Então me deu um aperto no peito, talvez um pouco parecido com aquele que Jesus sentiu e sente pelo seu povo tão judiado ou se judiando tanto... até me lembrei de um  filme que assistimos na semana de catequese (O santo que não acreditava em Deus)... o personagem do Lima Duarte como Deus dizendo que não havia explicação: “eu criei tudo e vocês querem que eu resolva tudo também, nem ouço mais oração para que o time predileto ganhe...” quanta contradição nós trazemos...


Pensei um pouquinho na minha gente e não sei se estou correta...mas se não podemos fazer muito por essa gente brasileira, pensemos então no que santa Teresinha ensinou sobre o jardim do Criador, somos como as florzinhas miúdas que quando se juntam dão vida ao jardim, sejamos então como essas flores, não só unidas, mas principalmente, que façamos alguma coisa, nós que cremos, peçamos a Deus por essa gente humilde!

“Tem certos dias em que eu penso em minha gente, e sinto assim todo o meu peito se apertar.”

Flaviane Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário