segunda-feira, 19 de março de 2018

TEMOS TODOS SOBREVIVIDO

"Eu sobrevivi..."
Disse a assessora de Marielle Franco (PSOL), a quinta vereadora mais votada na última eleição no estado do Rio de Janeiro. Marielle foi executada no dia 14 de março de 2018 no centro do Rio.
A comoção tomou todo o País, tristeza também... o país está de luto e a violência não cessa.
Vendo a reportagem no Fantástico em que a assessora contou sobre o momento da execução, quando ela estava no carro e saiu ilesa, me chamou a atenção a sua fala muito emocionada: "eu sobrevivi", pausou e continuou: "A coisa do sobrevivente me marcou muito..." - referindo-se à fala do policial que, depois de fazer o atendimento, comunicou que haviam dois mortos, Marielle e Anderson, e uma sobrevivente.  A assessora continuou: "Eu queria a Marielle viva, o Anderson vivo. Porque sobreviver é uma coisa muito cruel. Por que eu preciso sobreviver? Que coisa horrenda é essa? Que violência é essa?.
Marielle afirmava "quantos mais vão precisar morrer?" - ela não imaginava que seria ela também mais uma vitima.
A fala desta sobrevivente, que não quer ser identificada com toda razão, me impactou...A palavra "sobrevivência" é mesmo muito forte e antagônica, principalmente em um contexto no qual se sabe da vida como direito e direito do rico e do pobre...Direito a uma vida com dignidade e liberdade. 
HORTÊNCIA DA SILVA
A violência se alastra por todo o mundo; no Brasil, é notória há muitos anos. Por aqui na minha cidade, muitos jovens envolvidos com o tráfico perderam suas vidas. Junto com eles, quem não se lembra da jovem de 25 anos, a linda Hortência, que, enquanto arrumava o seu cabelo em um salão para uma viagem, morreu no lugar de um rapaz que havia entrado fugindo para se esconder das balas que lhe eram endereçadas?
Sobreviver?!
É isso mesmo, Brasil?! Estamos condenados a isso?! 
Sim! Nós temos sobrevivido sim!
Temos sobrevivido à violência, a corrupção, a ganância, a fome, ao preconceito..................
Eu não posso crer que, em um país com a história que tem o nosso - escravidão, fome e miséria, ditadura militar, exploração das várias formas - ficaremos todos discutindo o óbvio!
As condições estão postas há muito tempo e, enquanto estamos preocupados com a reputação do outro, TEMOS TODOS SOBREVIVIDO!
BASTA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário